24 de janeiro de 2012

Resumo do livro Os Miseráveis de Victor Hugo


Os Miseráveis

              O romance “Os miseráveis” é muito comovente e emocionante. Pois narra a triste história de Jean Valjean, um homem muito pobre que para salvar a família da fome é forçado a roubar um simples pão. Desde então é condenado e preso pela polícia. Porém, quando está terminando de cumprir a pena ele foge e acaba sendo condenado novamente. Fez isso algumas vezes e infelizmente passou 19 anos preso por ter roubado apenas um pão.
               Ao ganhar a liberdade ele sai na cidade à procura de um lugar para dormir e se alimentar. Entretanto, é expulso de todas as hospedarias, pois os donos o consideravam como um dos piores bandidos já existentes. Com frio e fome ele bate à porta da casa de um bispo que o acolhe com dedicação, por mais que soubesse de quem se tratava. Jean Valjean rouba castiçais e alguns talheres do bispo. Mas, logo depois é pego pela polícia que o leva até a casa do bispo. Este por sua vez, mente dizendo que havia dado os objetos para o hospede e o perdoa.
             Arrependido, Jean Valjean percebe o quanto é hipócrita e decide praticar a honestidade e o bem ao próximo. Na Alemanha ele se torna prefeito e dono de uma fábrica. Embora fosse rico sempre foi procurado da justiça pelo inspetor Javert. Um homem muito severo e dedicado à profissão que exercia. Porém Jean sempre escapava das emboscadas, pois era habilidoso e forte. Quando mudou de identidade e passou a se chamar Madeleine, conheceu uma mulher chamada Fantine. Ela tinha uma filha chamada Cosette, a qual morava com a família dos Thénardier, pois sua mãe não tinha condições financeiras para criá-la. Cosette trabalhava na casa dos Thénardier como se fosse uma escrava. Apanhava e era humilhada pelas filhas do casal. No entanto, sua mãe não sabia. Certo dia Fantine faleceu e Jean Valjean como havia prometido para ela foi à busca de Cosette. Chegando lá, leva a menina para morar consigo. Jean passou a criar Cosette e a considerá-la como filha, oferecendo-lhe carinho e amor paterno.
             Cosette com o tempo conheceu um rapaz com o qual se casou anos depois. Seu pai adotivo Jean, passou a morar sozinho. De tempos em tempos, era visitado pela filha e o marido. Contudo a ausência da filha durante alguns meses o fez adoecer fortemente. Sabendo disso Cosette foi visitá-lo. Porém, ao chegar lá, ele estava quase morrendo. Mas, com a presença da filha sentiu-se aliviado e morreu em seus braços.
          Em seu túmulo estava apenas escrito em uma pedra sem identificação a seguinte frase: “Ele dorme. Embora a sorte lhe tenha sido adversa. Ele viveu. Morreu quando perdeu seu anjo; Partiu com a mesma simplicidade; como a chegada da noite após o dia”.

                                    Biografia do autor


             Victor Hugo nasceu em 26 de fevereiro de 1802 e faleceu em 1885, na França. É considerado o principal nome do romantismo francês. Escreveu muitos poemas e romances lembrados até hoje. Entre eles, O Corcunda de Notre Dame e Os trabalhadores do mar. A obra de Victor Hugo supera seu tempo. Retrata com profundidade a condição humana e todos os níveis da sociedade, dos nobres aos excluídos. Suas personagens possuem vida própria, pois são capazes de denunciar a miséria, a falta de justiça e a necessidade de construir um mundo melhor.






   

               Victor Hugo

Reações:

12 comentários:

  1. ele vira dono de uma fabrica na frança

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. sim...vira Dono de uma fábrica..

      Excluir
  2. Esse livro émais chato que corrida de lesmas.so leio ele porque a professora vai passa prova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mentes fechadas e fracas pensam assim, é um livro maravilhoso... Mas é claro que nem todo mundo tem bom gosto!.

      Excluir
    2. Chato e ouvir suas palavras que mi enoja

      Excluir
  3. muito bom fiz a prova do livro so por esse resumo e tirei 9.5 na prova valeu mesmo

    ResponderExcluir
  4. Acabo de ganhar 15 pontos nessa história!! Obrigadoo

    ResponderExcluir
  5. Excelente livro. Estou lendo e contemplando essa obra maravilhosa, ela nos prende totalmente ao enredo. Recomendo!

    ResponderExcluir
  6. Espero que lendo o livro a história seja melhor, pois esse resumo mostra uma história bem sem graça. O início pareceu ser interessante, depois sem mais sem menos vira prefeito e dono de fabrica, casa-se, a enteada continua morando com outra família que a maltrata, depois a mãe morre... Muito sem graça.

    ResponderExcluir
  7. Lendo esses resumos, o livro fica pobre demais e sem graça, convém ler o livro,pois conta um pedaço da História sobre a revolução francesa, a fome e a pobreza, romance e dignidade humana, vale a pena ler.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Fotos de Mombaça - Ceará