Resumo do livro O Vendedor de Sonhos O Chamado de Augusto Cury

                   O Vendedor de Sonhos: o chamado.    


      O livro “O Vendedor de Sonhos: o chamado” de Augusto Cury considerado por muitos um dos melhores livros do autor foi editado várias vezes e vendido para mais de 7 milhões de pessoas somente no Brasil. Também foi traduzido em várias línguas e, posteriormente, lido por milhões de pessoas de diferentes países do mundo. Tanto reconhecimento e procura não é para tanto, afinal de contas, neste livro Augusto Cury procurou aplicar seus conhecimentos psicológicos e sociológicos sobre o comportamento humano e seus conflitos psíquicos. A procura pelo livro foi e ainda é unânime. Todos querem o ler para conhecer um pouco a forma de pensar deste brilhante e inquestionável autor chamado Augusto Cury, outros ainda para encontrar conforto e esperança nas palavras estonteantes e instigáveis da obra, pois estão oprimidos, angustiados e enclausurados no mundo dos conflitos mentais. Conflitos estes que são desencadeados pela a agitação e opressão do atual sistema social do qual fazemos parte.
             A obra descreve e enfatiza a vida de um homem que se utilizou do anonimato para esconder a sua verdadeira identidade. Era conhecido por todos como O Vendedor de Sonhos, assim como ele próprio se declarou ao ser questionado pelas pessoas sobre sua origem e identidade. O termo é mencionado várias vezes ao longo da obra não por acaso, mas para dar ênfase ao que ele realmente fazia vender sonhos para as pessoas desoladas e angustiadas com a própria vida que tinham. Pessoas que para alguns tinham comportamentos, vícios e ou distúrbios irreversíveis, bem como alcóolatras, pessoas depressivas, ladrões, indivíduos que já foram presidiários, doentes mentais e físicos, enfim, vendia sonhos para toda e qualquer pessoa que se encontrava em situações críticas, ou seja, pessoas que viviam à margem da sociedade, que sofriam com doenças psíquicas por terem sido abaladas com perdas irreparáveis, tais como a morte de entes queridos, prejuízos e perdas no mundo financeiro, ou ainda a falta de autenticidade e reconhecimento social.
                Dentre esses inúmeros personagens problemáticos que o seguiam por terem sido convidados pelo próprio Vendedor de Sonhos vale destacar o acadêmico e professor universitário Júlio César Lambert que sempre fora muito duro e carrasco com os profissionais e alunos da instituição na qual trabalhava. Era autêntico e autoritário no que fazia. Almejava a perfeição e queria que todos, inclusive seus alunos, fizessem o mesmo. Perdera os pais ainda criança. A mãe falecera de câncer o pai suicidou-se na sua presença, fato que o deixou profundamente constrangido. Talvez essa fosse a explicação mais aceitável para explicar o porquê da sua personalidade tão rigorosa e ao mesmo tempo insensata. Não tinha tempo para conviver dignamente com os filhos e a esposa. Sempre estava ocupado com os afazeres do dia a dia. Com tantas preocupações desenvolveu uma perturbante depressão. Queria suicidar-se pulando do alto do edifício San Pablo. Foi nesse contexto que ele conheceu o incrível homem que mudara por completo os rumos da sua vida.
              Passou a partir de então a conviver com ele e desenvolver a arte de vender sonhos para as pessoas. Sempre ficava, assim como as outras pessoas, extasiado e atônito ao ouvir as palavras sábias e cheias de conhecimento do mestre. Questionava-se em pensamentos a si mesmo: “Quem é esse homem que hipnotiza e cativa as pessoas com suas palavras? Qual a sua origem? Qual o seu passado? Será ele um filósofo,  um sociólogo, um sábio ou um psicótico? Era perturbado frequentemente com questionamentos que invadiam os recônditos de sua mente.
             No grupo de discípulos se destacavam ainda o humorístico e sarcástico Bartolomeu que era um alcóolatra. O Salomão que sofria com uma doença psicótica compulsiva. A Mônica uma jovem modelo que sofria de Bulimia por causa das exigências do mundo da moda. O Dimas, mais conhecido por Mão de Anjo, um ladrão de primeira categoria que não se intimidava ao abordar uma vítima. Todos eles foram profundamente cativados com os ensinamentos de vida do Vendedor de Sonhos. Não tinham palavras para contradizer o que ele dizia, pois eram bombardeados com turbilhões de ideias filosóficas que penetravam em suas mentes fazendo-os mudar suas ideias e conceitos sobre a vida.
             O Vendedor de Sonhos adquiriu admiráveis amigos e também indesejáveis inimigos. Certo dia alguns empresários da empresa Megasoft chegaram aos discípulos do mestre e os convidaram para fazerem uma homenagem surpresa ao inquestionável homem que mudou para melhor a vida de centenas de pessoas. O grupo desconfiado aceitou o convite sem saber que se tratava de um golpe humilhante. Marcaram o endereço do encontro em um enorme estádio da metrópole e seguiram dias depois com o mestre para o local. Anteriormente, ele desconfiou mais aceitou o pedido por consideração aos amigos. No estádio estavam presentes milhares de pessoas e várias emissoras de televisão prontas para assistirem o evento. Em um telão enorme começou a serem transmitidas algumas cenas de um indivíduo psicótico sofrendo alucinações e, posteriormente, o homem que gravava as imagens o fazendo interrogações sobre suas visões. As pessoas não entendiam nada. Ao final do filme melancólico os apresentadores disseram para a plateia que se tratava do Vendedor de Sonhos. As pessoas presentes ficaram perplexas e extasiadas, inclusive os discípulos do semeador de ideias; não acreditavam no que estavam vendo e ouvindo. Os apresentadores começaram a difamar e caluniar o Vendedor de Sonhos dizendo que se tratava de um impostor, um hipócrita, um homem maluco que enganara um bando de idiotas. O mestre fez sinal que ia sair e a multidão gritou: - Fale! Fale! Fale!
              Ele começou a falar e dizer que fora um empresário muito rico, milionário. Alguns que o reconheceram e lembraram que se tratava do dono da empresa Megasoft ficaram chocados com a atitude humilhante do grupo de empresários da mesma empresa. Continuou dizendo que nunca deu atenção a seus filhos e a esposa como deveria o fazer. Contou que certo dia eles morreram de um acidente de avião e que os céus desabou sobre ele a partir daquele dia. Profundamente depressivo passou a valorizar as pequenas coisas da vida, como amar ao próximo e disseminar palavras de esperança e conforto para com os mesmos. A partir daí passou a viver no mundo e para o mundo tentando se redescobrir a cada dia, pois sempre dizia que era apenas um caminhante que estava à procura de si mesmo.
          Ao proferir estas palavras todos que estavam no estádio o aplaudiram incessantemente, sobretudo, alguns líderes empresariais. Ele chorou assim como muitos que estavam ali presente. Mostrou para a humanidade através das emissoras que ali se faziam presentes o quanto o ser humano é pequeno, hipócrita e imperfeito. Mostrou também o poder destrutivo do dinheiro quando idolatrado e mal administrado. Não mais idolatrava bens materiais, pois dizia que estes destruíam a humildade, a honestidade e a sanidade humana. Queria apenas vender sonhos à humanidade, restituir valores e preceitos perdidos. Baseava-se nos ensinamentos calorosos do Mestre dos Mestres, Jesus Cristo o filho do homem. Assim como Ele, foi humilhado perante milhares de pessoas, porém suportou tudo silenciosamente sem reclamar.
                    Que este resumo fortaleça e sirva como exemplo de vida para muitos que estão perdidos sem saber o que fazer para apaziguar as suas angustias e anseios.  


 Biografia do Autor



          Augusto Jorge Cury nasceu a 2 de outubro de 1958 é um médico, psiquiatra, psicoterapeuta e escritor de autoajuda. Seus livros já venderam mais de 16 milhões de exemplares somente no Brasil, tendo sido publicados em mais de 60 países. Foi considerado pelo jornal Folha de São Paulo o autor brasileiro mais lido da década.

Livros

Revolucione Sua Qualidade de Vida (em Portugal intitulado: Revolucione a Sua Qualidade de Vida) - Outubro 2002.
Escola da Vida: Harry Potter no Mundo Real – 2002.
Você é Insubstituível - Novembro 2002.
Dez Leis para Ser Feliz - Fevereiro de 2003.
Pais Brilhantes, Professores Fascinantes - Setembro de 2003.
Seja Líder de Si Mesmo (em Portugal intitulado Seja Líder de Si Próprio) - Outubro de 2004.
Nunca Desista de Seus Sonhos (em Portugal intitulado: Nunca Desista dos Seus Sonhos) - Dezembro de 2004.
A Ditadura da Beleza e a Revolução das Mulheres (em Portugal intitulado: A Ditadura da Beleza) - Fevereiro de 2005.
O Futuro da Humanidade (em Portugal intitulado: A Saga de um Pensador) - Março de 2005.
Coleção Análise da Inteligência de Cristo - Março de 2006.
O Mestre Inesquecível.
O Mestre do Amor.
O Mestre da Vida.
O Mestre da Sensibilidade.
O Mestre dos Mestres.
Superando o Cárcere da Emoção - Dezembro de 2006.
Doze Semanas para Mudar uma Vida - Janeiro de 2007.
Os Segredos do Pai-Nosso - Fevereiro de 2007.
Maria, a maior educadora da História - Maio de 2007.
A Sabedoria Nossa de Cada Dia: Os Segredos do Pai-Nosso 2 - Maio de 2007
Filhos Brilhantes, Alunos Fascinantes - Setembro de 2007.
Treinando a Emoção para Ser Feliz - Dezembro de 2007.
O Código da Inteligência - Maio de 2008.
O Vendedor de Sonhos: O Chamado - Dezembro de 2008.
O Vendedor de Sonhos e a Revolução dos Anônimos - Janeiro de 2009
De Gênio e Louco Todo Mundo Tem um Pouco - Novembro de 2009
Mentes Brilhantes, Mentes Treinadas - Julho de 2010.
O Semeador de Ideias - Novembro de 2010
Mulheres Inteligentes, Relações Saudáveis - 2011.
O Colecionador de Lágrimas - Holocausto Nunca Mais – 2012.

Enquete:



























Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

4 comentários :

  1. Fiquei encantada com o resumo do livro O vendedor de Sonhos e com Biografia do Autor.Gostaria muito de saber se ele tem um e-mail onde podemos nos comunicar com ele.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. amigo obrigado pelo seu trabalho que Deus lhe abençoe eu estou admirado com esse resumo obrigado por tudo mesmo !!!

    ResponderExcluir
  4. Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
    www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?
    www.buqui.com.br/ebook/reverso-604408.html

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Fotos de Mombaça - Ceará

Scroll to top