Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável

             Texto enviado pela equipe THE CRAZIES do DNA (Desafio Nacional Acadêmico) 2012 www.desafionacional.com.br/  , o qual é o maior desafio de conhecimentos gerais da Internet. O texto a seguir foi enviado e redigido com base em um documento em PDF disponibilizado pelos organizadores do evento para as equipes cadastradas. Este documento fazia parte de uma das tarefas extras. A partir do qual as equipes deveriam elaborar uma síntese com a seguinte interrogação: Será que um dia esse futuro irá realmente chegar? 

                                          

            Durante anos o homem consumiu exageradamente os recursos naturais que a natureza disponibilizou. Esse consumo irracional e impensado gerou uma série de consequências e problemas para a humanidade, sobretudo para as populações mais vulneráveis e desprovidas de conforto e segurança. Sentindo profundamente as consequências catastróficas das suas próprias ações, o homem, décadas atrás procurou estabelecer medidas conscientes para reverter esse quadro. Dentre essas medidas vale apena destacar a criação do conceito de desenvolvimento sustentável que inclui ações racionais e conscientes em relação ao uso dos recursos naturais.
          A partir da Revolução Industrial a poluição ambiental se intensificou e o crescimento populacional aumentou enormemente em âmbito global. Fator que contribuiu de forma direta ou indireta para o consumismo desenfreado de produtos industrializados. Pensando nos impactos e alterações causadas pelo aquecimento global a ONU (Organização das Nações Unidas) organizou a primeira conferência internacional em 1972, que ficou conhecida como Conferência de Estocolmo, pode-se dizer que esse encontro de países foi o marco inicial ou a base para repensar as ações antrópicas no meio ambiente. A partir daí foram realizados outros encontros internacionais que visaram estabelecer metas sustentáveis como, reduzir o lançamento de gases poluentes na atmosfera, combater o desmatamento, as queimadas, a desertificação, a poluição das águas marinhas e subterrâneas e entre outras medidas.
          As alterações ambientais geradas pelo aquecimento global são inúmeras, dentre elas é importante destacar a escassez de recursos hídricos e alimentícios, mudanças climáticas como, secas, enchentes, aumento da temperatura atmosférica e, principalmente, o derretimento das geleiras que eleva o nível do mar e, posteriormente, inunda cidades litorâneas localizadas em baixas altitudes.
          Todos sabem que os países pobres são os que mais sofrem com as alterações ambientais, isto porque não possuem recursos tecnológicos e econômicos para suprir as suas necessidades básicas e combater os efeitos catastróficos das alterações climáticas. Ao contrário dos países ricos que possuem meios eficientes para amenizar as mudanças climáticas e se coadaptarem a essas mudanças.
          O sonho da existência de um mundo melhor sem violência, miséria ou pobreza e sem degradação ambiental é quase impossível, porém não irrealizável. O ser humano sempre alimentou essa ideia, no entanto, pouco tem feito para torná-la realidade. Para vivermos em um mundo igualitário e ecologicamente sustentável, se faz necessária a participação de todos os países do mundo e, consequentemente, de todas as pessoas que estão inseridas no atual sistema social, ou seja, se todos os cidadãos, desde as crianças aos adultos, contribuíssem com ações sustentáveis, bem como, não jogar lixo na rua, não praticar o desmatamento e a pesca ilegal, combater as queimadas e procurar lançar o mínimo de poluentes possível na atmosfera, sem sombra de dúvida, o planeta terra se tornaria um ambiente mais agradável para se viver. Mantendo uma relação de harmonia com o planeta contribuiríamos para o bem estar das futuras gerações e perpetuação das espécies, incluindo a humana.


Autor: Marcondes Torres Pereira.



Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top