Resumo do livro Nunca Desista de Seus Sonhos de Augusto Cury


“Nunca Desista de Seus Sonhos”




          Os sonhos são como bússolas que nos indicam os caminhos a serem trilhados. Sem eles as perdas se tornam insuportáveis, os desafios se tornam grandes obstáculos a serem enfrentados e, uma simples pedra no caminho se transforma em uma enorme montanha a ser escalada. A vida sem os sonhos perde o sentido. Viver sem eles é viver sem rumo e sem direção, é viver enclausurado e oprimido com as derrotas, é viver triste e infeliz com a própria vida. No entanto, a presença dos sonhos transforma a vida das pessoas. Pois liberta escravos dos conflitos psíquicos e mentais, fortalece o fraco e o derrotado e, ainda por cima, transforma-os em fortes e colecionadores de vitórias. Com os sonhos, mendigos e deprimidos fazem das suas derrotas canteiros de oportunidades e se transformam em grandes empreendedores de sonhos e projetos de vida.
          Com o passar do tempo a humanidade vem perdendo a capacidade de sonhar. Poucos são os jovens que sonham, muitos são os jovens que desejam. Os sonhos quebram tabus e derrotam os mais desafiadores obstáculos que para alguns são considerados imbatíveis. Porém, os desejos não resistem ao caos, não frutificam em terrenos áridos e pedregosos, porque não possuem a mesma capacidade de perseverança dos sonhos. Muitos são os que sonham viver em um mundo melhor, poucos são os que lutam para transformar esse sonho em realidade.
          Nossos jovens e crianças estão se coadaptando à rotina estressante do dia a dia sem nada fazer para reverter esse paradigma. Não encontram mais prazer nas simples coisas da vida, não contemplam o belo com entusiasmo e alegria, porque tiveram seus prazeres engessados e coadaptados a uma mesmice rotineira. Os pais presenteiam os filhos com Videogames, Televisores, Playstation e Computadores com mais frequência sem perceberem o mal que estão lhes causando. Estão, acima de tudo, tirando-lhes a capacidade de sonhar, de reinventar e descobrir novas fontes de prazeres. Os professores estão se transformando em máquinas de ensinar e transformando os seus alunos em máquinas de aprender e absorver informações prontas. Não os instigam a pensar, duvidar e questionar a origem e veracidade dos conhecimentos.
          A nossa espécie está adoecendo cada vez mais. O que estamos plantando de bom para que nossos filhos, netos e bisnetos possam colher futuramente? Está mais do que na hora de refletirmos um pouco sobre os fundamentos deste questionamento. Precisamos preparar e adubar o solo e plantar boas sementes para que eles colham e desfrutem de bons frutos. Para isso necessitamos dos sonhos, que são nosso combustível, para alçar voos cada vez mais altos.
          A humanidade precisa de grandes pensadores e sonhadores, como Platão, Aristóteles, Abraham Lincoln, Martin Luther King, Albert Einstein, Jesus Cristo e entre outros que revolucionaram os alicerces das ciências e da humanidade. Foram exemplos vivos de perseverança e insistência, pois, acima de tudo, nunca desistiram da realização dos seus sonhos. Não permitiram que eles morressem ou sucumbissem ao caos das derrotas, ou seja, fossem soterrados nos escombros dos seus fracassos. Pelo contrário, extraíram dos fracassos e derrotas fortalecimento e experiência de vida para continuar lutando em prol de uma humanidade mais justa e igualitária.
          Abraham Lincoln foi um verdadeiro colecionador de derrotas, embora nunca tenha desistido do prazer da vitória. Seu maior sonho era fazer parte do seio político a fim de mudar a dura realidade do seu país. Ao longo dos anos tentou várias vezes ingressar no mundo político, no entanto, fracassou todas às vezes. A decepção de um sonho não realizado pode ser motivo de desânimo e desistência para muitas pessoas, porém Abraham Lincoln soube como ninguém dar a volta por cima. Não deixou os seus sonhos evaporarem no calor escaldante dos fracassos, ao contrário, dissipou os seus fracassos e medos com a força dos seus sonhos. Quando seus íntimos menos esperavam, ele deixou de ser um mero espectador na plateia e passou a ser o líder do seu “eu” no palco da sua vida. Candidatou-se desta vez concorrendo ao pleito de presidente dos EUA. Quase ninguém acreditou no seu sucesso. Todavia, ele finalmente surpreendeu a todos ao se tornar o 16º presidente dos Estados Unidos da América do Norte. Fechou os olhos para o espetáculo da vida após ser morto por um tiro disparado por um ex-ator. Mas seus sonhos permaneceram vivos no coração de centenas de milhões de pessoas.
          Martin Luther King foi um grande sonhador, pois sonhava com o mais belo dos sonhos, o sonho da liberdade. Sonhava acabar com a ditadura do preconceito racista não só no seu país, mas em todo o mundo. Conseguiu grandes conquistas ao longo do seu projeto de vida, pois alavancou o sonho da igualdade e fraternidade entre os homens. Assim como Abraham Lincoln, foi morto por um tiro disparado por um fanático radical que talvez não aceitasse a ideia de igualdade entre as raças humanas.
          Jesus Cristo, sem sombra de dúvida, foi o maior sonhador que a humanidade já teve o privilégio de conhecer. Jamais alguém agiu e pensou como ele o fez. Pois, mostrou para a humanidade o melhor e mais belo exemplo de convivência entre os homens na Terra. Possuía todos os valores e virtudes que jamais alguém possuiu, como, amor extremo para com os seus semelhantes, independentemente de raça, religião, classe social ou etnia. Além disso, era humilde, generoso, fraterno e, sobretudo, sociável. Proferiu ensinamentos esplendorosamente magníficos que ficaram marcados para sempre na história. Agiu antes de pensar mesmo nos momentos mais tensos da sua vida, amou humildemente os seus inimigos, por mais que estes o odiassem, compreendeu os erros mais incompreensíveis do ser humano. E mesmo pregado na cruz perdoou os seus oponentes e torturadores, pois disse que estes não sabiam o que estavam fazendo. Jesus Cristo foi o Mestre dos Mestres. Sonhou com um mundo mais justo, igualitário e sem discriminação social ou racial. Portanto, desejo que você NUNCA DESISTA DOS SEUS SONHOS, porque eles são o combustível e a essência para continuarmos vivendo. “Nunca se esqueça de que o sonho de continuar sonhando é um dos maiores sonhos que alguém pode sonhar”.


Marcondes Torres Pereira

Enquete:






















Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

2 comentários :

juliano cesar de oliveira disse...

Oi adorei.. muito obrigado, amei a maneira que vc usou para descrever essa resenha...me fez se interessar pelo livro....mas vc já leu o livro reverso escrito pelo autor Darlei... se trata de um livro arrebatador...ele coloca em cheque os maiores dogmas religiosos de todos os tempos.....e ainda inverte de forma brutal as teorias cientificas usando dilemas fantásticos; Além de revelar verdades sobre Jesus jamais mencionados na história.....acesse o link da livraria cultura e digite reverso...a capa do livro é linda
www.livrariacultura.com.br/scripts/resenha/resenha.asp?

Marcondes Torres disse...

Olá Juliano! Achei interessante as suas colocações! Ainda não tive oportunidade de lê-lo, mas pelo que tudo indica deve ser um livro bastante interessante.

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top