Exemplo de redação corrigida do Enem 2012.






     Os comentários logo em seguida foram feitos pelos corretores do ENEM 2012 com base na correção da redação do candidato Marcondes Torres Pereira.



COMPETÊNCIA 1

     Demonstrar domínio da norma da língua escrita.

Sua nota nessa competência foi: 180.0

    Você atingiu 90% da Competência 1, atendendo parcialmente aos critérios definidos a seguir. O participante demonstra excelente domínio da norma padrão, não apresentando ou apresentando pouquíssimos desvios gramaticais leves e de convenções da escrita. Assim, o mesmo desvio não ocorre em várias partes do texto, o que revela que as exigências da norma padrão foram incorporadas aos seus hábitos linguísticos, e os desvios foram eventuais.


COMPETÊNCIA 2

   Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos das várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo.

Sua nota nessa competência foi: 160.0

    Você atingiu 80% da Competência 2, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante desenvolve bem o tema, mas não explora os seus aspectos principais. Desenvolve uma argumentação consistente e apresenta bom domínio do tipo textual dissertativo-argumentativo, embora ainda possa apresentar alguns problemas no desenvolvimento das ideias. Os argumentos defendidos não ficam restritos à reprodução das ideias contidas nos textos motivadores nem a questões do senso comum.


COMPETÊNCIA 3

      Selecionar, relacionar, organizar e interpretar informações, fatos, opiniões e argumentos em defesa de um ponto de vista.

Sua nota nessa competência foi: 160.0

    Você atingiu 80% da Competência 3, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante seleciona, organiza e relaciona informações, fatos, opiniões e argumentos pertinentes ao tema proposto de forma consistente, embora sem indícios de autoria, em defesa de seu ponto de vista. Explicita a tese, seleciona argumentos que possam comprová-la e elabora conclusão ou proposta que mantenha coerência com a opinião defendida na redação. Entretanto, os argumentos utilizados são ainda previsíveis, mas não se restringem aos desenvolvidos nos textos motivadores.


COMPETÊNCIA 4

      Demonstrar conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação.

Sua nota nessa competência foi: 160.0

    Você atingiu 80% da Competência 4, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante articula as partes do texto, com poucas inadequações, o que faz demonstrar domínio dos recursos coesivos. O texto poderá, no entanto, conter alguns desvios nos recursos coesivos.


COMPETÊNCIA 5

      Elaborar proposta de intervenção para o problema abordado, respeitando os direitos humanos.

Sua nota nessa competência foi: 120.0

    Você atingiu 60% da Competência 5, atendendo aos critérios definidos a seguir. O participante elabora proposta de intervenção relacionada ao tema, mas pouco articulada à discussão desenvolvida no texto.

Nota final: 780.

      No gráfico abaixo é destaco a posição ocupada pelo candidato em relação a pontuação dos demais candidatos em nível nacional.

 Fonte: Inep.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top