Exemplo de redação sobre violência.



Violência: retrocesso para a humanidade.
A violência é caracterizada pelo uso da autoridade e da coerção contra a vontade e os interesses de alguém, impondo-lhe, assim, obrigações que violam sua liberdade de escolha.  Ela se manifesta das mais variadas formas, sejam elas físicas, psicológicas, sexuais, verbais e etc. Presenciamos, diariamente, através da mídia, como rádio, jornais impressos, TV’s e internet, que a violência está cada vez mais presente em nosso dia a dia.
Vários fatores de ordem social, política e, sobretudo, econômica contribuem para o aumento da violência, bem como as desigualdades sociais advindas da miséria, da fome, da corrupção, do desemprego e etc. Tais fatores se intensificaram mais ainda com o crescente processo de urbanização observado nos últimos anos o que coloca a violência como um dos problemas sociais de maior preocupação das autoridades e da sociedade civil.
Desta forma, a violência, em suma, se caracteriza como ruptura total dos valores e princípios éticos assim também como das normas morais que orientam a nossa conduta em sociedade. A esse respeito Mondin afirma que vários filósofos, sobretudo, da antiguidade já discutiam sobre os fundamentos das normas que orientam as ações morais, como os sofistas, os hedonistas, os estóicos, os epicuristas, dentre outros.
Portanto, o estabelecimento de regras e normas morais pode ser visto, à medida que conduz ao convívio pacífico em sociedade, como instrumento viável de apaziguamento dos conflitos e revoltas. No entanto, segundo Mondin, “não se trata de princípios morais inatos, mas sim adquiridos, deve-se ensiná-los à juventude através de uma instrução e educação adequadas”. (MONDIN, 1999: 92). Para isto, deve-se investir em educação de qualidade a fim de instruir os jovens de conhecimentos que os permitam transformarem a realidade em que vivemos.

Autor: Marcondes Torres.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

2 comentários :

Luana Lopes disse...

Parabéns Marcondes, muito sucesso!!

Marcondes Torres disse...

Obrigado Luana! Também lhe desejo todo sucesso do mundo! Sim, visite sempre que puder o meu blog e valeu!

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top