Resumo do filme A Onda



          O filme A Onda retrata de forma contundente o modelo autocrata de se governar. O professor Rainer é o ministrador de um curso sobre autocracia que durará uma semana. A fim de que os alunos compreendessem melhor tal forma de governo, ele decide aplicar um experimento prático aos alunos que, empolgados com a ideia, aceitam imediatamente, com exceção de alguns.
          Com o passar dos dias, o professor, sua esposa e alguns alunos percebem que o movimento estava ultrapassando os limites da realidade, ou melhor, estava transformando-se, como numa monarquia absolutista, num modo de governo ditatorial, já que o caos promovido, sobretudo pelos alunos, extrapolara-se dos limites do contexto social da escola ao ambiente social externo.
         Os alunos passaram a defender o grupo com unhas e dentes, inclusive das intimidações de grupos anarquistas, divulgando o logo do movimento por toda a cidade. Após uma confusão entre os alunos do movimento e os do outro curso, em um jogo de polo aquático, o professor decide acabar de vez com A Onda que tomara proporções inesperadas.
          Reunindo todos os alunos no dia seguinte procurou estratégias para convencê-los do caos que a situação havia se transformado. Discursou, para a euforia de todos, que A Onda não poderia acabar, pois com ela iriam mudar os rumos da Alemanha. Um dos alunos não aceitando tal ideia foi levado, à mando do professor, até o palco, que perguntando aos demais o que fazer com o traidor ouviu que deveria expulsá-lo do grupo. Com isso demostrou aos alunos o quão perversa e manipuladora é a autocracia e depois acrescentou que já estava na hora de dar um basta na brincadeira que virara realidade.
          Um aluno que sofria de bullying antes do movimento, mas que ao integrá-lo passou a ser respeitado, não aceitou a ideia pensando que seria novamente excluído e sacou uma arma atirando em um dos seus colegas. Após ser convencido pelo professor de que se ele o assassinasse o movimento ficaria sem líder, o aluno psicótico atira na própria boca e se mata. O professor Rainer é preso logo depois do ocorrido culpado pelo caos que se estabelecera.

Autor: Marcondes Torres.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

11 comentários :

Carlos Sebastião Andriani disse...

Bom resumo

Jow men disse...

Parabéns pelo resumo ajudo bastante obg.

Maria de Fátima Borges disse...

Muito bom seu texto!

Unknown disse...

Ótimo resumo. Parabéns! Boa sorte com seu blog.

Mara Junger disse...

Como faço pra fazer um relatório sobre o filme

Marcondes Torres disse...

Olá Mara! Neste link encontrei um esboço de relatório de filme que poderá te ajudar. Espero que seja este tipo de relatório que esteja se referindo!

http://pt.scribd.com/doc/88568825/Modelo-de-Relatorio-de-Filme#scribd

Obrigado pela visita! Volte sempre que quiser e precisar!

Weldo Alves disse...

lembrei do filme a sociedade dos poetas mortos, muito parecido.

ADM UEMA disse...

A sociedade dos poetas mortos.. e ótimo!

Unknown disse...

Muito bom mesmo!!!! Parabéns!!

Unknown disse...

obg ajudou com minha tarefa

Guilherme Gui disse...

na sua opinião por que nao deu certo o movimento da Onda, foi por causa do seus integrantes, ou, do seu comando?

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top