Resumo do livro Você é Insubstituível de Augusto Cury


Nunca desista da vida, pois vivê-la intensamente é um dos espetáculos mais belos e incríveis do universo. Procure contemplar o belo, aprecie os momentos simples da existência, afinal são neles que encontramos o verdadeiro significado da felicidade. Muitos tentaram dominar e controlar o sentimento da felicidade, mas poucos conseguiram fagulhas de alegria. Os famosos tentaram conquistá-la mediante os aplausos, os autógrafos, mas ela os driblou dizendo que só era digno de alcançá-la aqueles que souberam cultivar os solos dos seus fracassos, administrar as suas derrotas para enfim atingir o topo do sucesso.
Os maiores intelectuais que já pisaram nos solos áridos da Terra pensaram erroneamente que o segredo da felicidade estava escondido nas páginas dos livros, nas grandes ideias, e assim sobrepuseram a razão sobre a emoção, mas a felicidade os deixou estupefatos mostrando que só é feliz aquele que sabe navegar com tranquilidade nas águas turbulentas da emoção e não aquele que vive preso no cárcere intelectual fazendo da sua memória uma lata de lixo social. Os cientistas imaginavam que ela fosse calculável, medida, pesada, e, portanto, criada em laboratórios de pesquisa, porém ela os surpreendeu afirmando que a emoção é complexa, misteriosa e que nenhuma ciência foi capaz de explica-la por completo, assim os pesquisadores que tentaram controlá-la, administrá-la foram infelizes. Os jovens loucos por momentos de prazeres achavam que eram donos da felicidade, pois só eles sabiam aproveitar a vida e gozar das coisas boas que ela nos oferece, no entanto, mais uma vez ela mostrou que não é conquistada por migalhas de prazeres imediatos como pensavam os adolescentes ao se drogarem, se alcoolizarem e se aventurarem por caminhos perigosos. A felicidade, portanto, é encontrada na beleza das flores, na brisa da manha, no sorriso de uma criança, no encanto da natureza, enfim nas coisas que passam despercebidas aos nossos olhos.
Saiba que você é insubstituível no palco da existência, pois afinal enfrentou a maior de todas as corridas do universo, venceu os obstáculos mais difíceis do mundo, nadou no oceano mais profundo, escalou a montanha mais íngreme. Que corrida foi essa? E qual era o prêmio? Você participou da corrida mais disputada de todos os tempos: a corrida do espermatozoide em busca do óvulo. Enfrentou mais de quarenta milhões de competidores para atingir seu alvo e se tornar um vencedor. Suas chances eram quase inexistentes, mas você superou todos os desafios que lhe esperavam. No final de tudo foi premiado com o mais incrível, maravilhoso e encantador dos prêmios: o prêmio da vida. Ao nascer e se desenvolver nós nos abandonamos, esquecemos de nós mesmos, nos permitimos viver presos aos nossos problemas sociais, as dificuldades do percurso existencial.
Não valorizamos a vida como deveríamos fazer. Não encontramos felicidade e motivos para continuar lutando, esquecemos de atribuir sentido ao espetáculo da vida. Não desamine com as barreiras que irá enfrentar, não pare no meio do caminho, espelhe-se no maior dos mestres, o mestre do amor, o mestre da sabedoria, o mestre da vida, o mestre da sensibilidade: Jesus Cristo. Mesmo rodeado por perseguidores, assolado pela dor e abandonado pelos seus discípulos ele encontrou motivos para cantar e admirar os lírios do campo. Se valorize, seja feliz, não se considere inferior e não queira ser superior a ninguém, critique seus pensamentos negativos, duvide dos seus problemas e seja maior que eles, determine o que você quer da vida, adube com serenidade os erros e aprenda com eles, ague  os solos dos seus fracassos com o suor da sua perseverança para colher os frutos do seu sucesso. Enfim, nunca diga que não é capaz, nunca diga que não vale nada, nunca fale que é um fracassado, pois você é um ser humano único e insubstituível.  
Autor: Marcondes Torres.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top