O Golpe de Estado no Brasil em 2016


Por meio desta nota afirmo publicamente o posicionamento ético-político do blog O Universo da Leitura, em nome da minha pessoa, Marcondes Torres Pereira, sobre a atual conjuntura político-econômica brasileira. Antes de tudo vale ressaltar que vivemos atualmente num contexto histórico marcado por uma conjuntura política tensa, permeada por conflitos e lutas de classe.
O que está em jogo na cena política-pública são interesses individualistas e seletos de segmentos políticos, diga-se de passagem, da burguesia elitista brasileira, que, como já enfatizou Maquiavel séculos atrás em O Príncipe, a todo custo quer deslegitimar e derrubar de forma golpista um governo que foi elegido democraticamente pela população e conquistar o poder, ainda que esta conquista não seja efetivada por meios legais e democráticos.  
Não estou aqui defendendo partidos políticos, mas defendo intransigentemente a democracia brasileira que se encontra ameaçada por um processo de golpe, o qual já vem sendo engendrado há algum tempo por um conjunto de segmentos do empresariado, da direita que não se conforma com as sucessivas perdas nas urnas para o voto popular, de setores do poder Judiciário que realizam processos de investigação seletos e, muitas vezes, movidos por paixões políticas e sentimentos de senso de justiça, muito embora contraditoriamente injustiças e arbitrariedades sejam cometidas, além disso, tem-se a grande mídia brasileira apoiando direta e indiretamente este processo retrógrado, ilegal, injusto e antidemocrático. Mídia esta tendenciosa, alienadora e formadora de opiniões extremistas que beneficiam e atendem aos seus interesses particulares.
O impeachment em questão trata-se de um golpe de Estado que está sendo orquestrado por setores do Congresso, afinal de contas, não existem provas concretas e fundadas em argumentos jurídicos que atestem e comprovem com base na legislação constitucional em vigor crime de responsabilidade fiscal e administrativa cometido pela administração política do atual governo.
Reafirmo novamente o meu posicionamento contra toda e qualquer forma de crime, violação de direitos, corrupção, violência, abusos de poder e qualquer outro tipo de ação que viole e transgrida os direitos humanos, a democracia e a cidadania de todos os sujeitos coletivos. Comungo e defendo um projeto ético-político vinculado a um projeto societário emancipador, revolucionário, anticapitalista e anticonservador. Um projeto de sociedade que vislumbre uma sociabilidade onde não haja divisão de classe, portanto, desigualdades sociais, discriminação de raça/etnia, credo, cultura, gênero e orientação sexual. Onde todos sejam, portanto, socialmente iguais e plenamente livres.

Autor: Marcondes Torres. 

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top