Resumo do livro O Príncipe de Nicolau Maquiavel

Imagem de domínio público ilustrando um Principado/Reino/Estado



 ISBN-10: 8587873369

                  Ano: 2014

 Páginas: 197

 Idioma: português 

                  Editora: Editora Ideia Juridica




    
No livro O Príncipe Maquiavel descreve e analisa como o governante deve agir, quais as estratégias e artimanhas que deve desenvolver para conquistar e se manter no poder. Ele classifica os principados em hereditários ou novos. Para manter os principados hereditários o príncipe deve ser resiliente, celebrar os costumes dos antepassados para cativar e conquistar a confiança dos dominados e por eles ser amado e querido.

Algumas estratégias para conservar os novos principados é extirpar a linhagem do antigo e habitar as novas terras a fim de reprimir com mais rapidez e facilidades as revoltas emergentes. Além, claro, de criar colônias visando impedir invasões estrangeiras e revoltas, lamentos e rebeliões. 
Para evitar conflitos com os povos dos novos territórios conquistados o príncipe deve manter algumas leis antigas, criando um clima ilusório de conforto e confiança, porém deve destruir antigas instituições e outros empecilhos futuros, além de habitar pessoalmente a região. Existem duas formas fundamentais de se conquistar um governo, ou pela força física ou pela virtude. Os conquistados pela virtude são mais maleáveis e enfrentam menos dificuldades para se manterem e consolidarem, pois adquirem o respeito e a admiração do povo por serem virtuosos, porém sua conquista é mais dificultosa. A conquista através da força é menos difícil, porém sua manutenção e expansão enfrentam maiores obstáculos e dificuldades. Entretanto, de nada adianta ser virtuoso se não lhe surgem oportunidades.
Um das formas de se conquistar um principado é através das armas e fortunas alheias. Tais Estados são fáceis de serem angariados, porém difíceis de serem mantidos. Os conquistadores enfrentaram dificuldades para governar, pois estão submetidos às vontades e interesses de quem os empoderou e ajudou a ascender ao poder. Sem virtudes e artimanhas sucumbirão facilmente nas primeiras dificuldades.
Ainda também conquista-se um principado por meio da criminalidade, de perfídias engenhosas. Estes príncipes serão mais odiados e temidos pelos seus dominados, nunca serão amados e admirados, pois são homicidas cruéis. As ofensas e estratégias políticas devem ser cometidas todas de uma vez para que seus efeitos sejam sentidos mais rapidamente e sejam menos duradouros. Já os benefícios, as benesses e bondades devem ser dadas aos poucos para que o povo seja iludido de que está sendo beneficiado pelo novo governo e logo se esqueça das suas atrocidades.
Um principado civil pode ser conquistado tanto com a ajuda do povo como dos poderosos que detém o poder. O povo não querendo ser governado por tiranos trata de eleger, numa democracia, um líder confiável que os represente. Já os poderosos sempre desejarão o poder e a condição de dominantes opressores, o que motivará lutas históricas entre as classes ou grupos de sujeitos que comungam da mesma condição e situação sociopolítica e econômica. Ascendendo ao poder com a ajuda dos poderosos o príncipe deve conquistar o mais rápido possível a confiança do povo para que nos momentos de crise não seja por este abandonado.
Quando um principado é protegido, fortalecido e legitimado pelo seu povo, pelo seu governante e pelo seu exército dificilmente será atacado ou assaltado por outro príncipe inimigo, e se o for as chances de ser derrotado serão mínimas.

Um dos principais elementos que garantem e fortalecem um principado, velho, novo ou misto, são as boas leis e os bons exércitos. Os tipos de armas utilizadas para manter um Estado ou são próprias ou mercenárias ou auxiliares ou mistas. As auxiliares e mercenárias são inúteis e perigosas, pois são desunidas, ambiciosas, indisciplinadas e infiéis. O príncipe deve possuir seus próprios exércitos que lhe sejam fiéis e combatentes. 

Autor: Marcondes Torres.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Um comentário :

Livros Biografias Frases disse...

Excelente resumo

http://www.livrosbiografiasefrases.com.br/livros/resumos/resumo-de-o-principe-de-nicolau-maquiavel

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top