Resumo do filme Olga

Fonte da Imagem: Catraca Livre


Fonte: Adoro Cinema
Data de lançamento 20 de agosto de 2004 
Direção: Jayme Monjardim
Elenco: Camila MorgadoCaco CioclerJosé Dumont 
Gêneros BiografiaDramaHistóricoRomance
Nacionalidade Brasil




O filme “Olga” foi baseado em fatos reais e mostra alguns detalhes da vida de Olga Benário Prestes, tendo como pano de fundo o contexto histórico mundial dos crimes cometidos contra a humanidade pelo nazi-fascismo, além da conjuntura de tensão entre os projetos societários antagônicos defendidos pelo comunismo e pelo capitalismo.
Olga era uma jovem alemã, judia e militante do movimento comunista. Desde adolescente se engajara nas causas e pautas políticas defendidas pelo partido comunista. Era filha de pais pertencentes a classe média, um advogado e uma dama de costumes tradicionais contrária as ideias revolucionárias da filha.  Acostumada a liderar missões importantes do partido, como a libertação do seu companheiro Otto Braun da condenação em seu julgamento, é incumbida da missão de proteger Júlio Prestes em sua viagem ao Brasil e de ajuda-lo a consolidar a revolução comunista no Brasil que então era governado por Getúlio Vargas. Este fato histórico ficou conhecido como Intentona Comunista, ocorrido em 1935.
Prestes acreditava que teria o apoio de tenentes, militares e simpatizantes dos ideiais comunistas durante o inicio da revolução, os quais insurgiriam contra as forças do governo. Ele já havia liderado outra empreitada política de caráter antifascista, anti-imperialista e anticapitalista conhecida como Coluna Prestes, durante a qual centenas de militantes andavam pelos sertões do Brasil denunciando as injustiças e desigualdades cometidas pelo governo e pelo modo de produção capitalista.  
Olga ficou encantada com a história de vida de Prestes e com a sua determinação e coragem apaixonando-se por ele durante a viagem ao Brasil. Ambos se entregam um ao outro  num relacionamento amoroso, do qual Olga engravida.
A revolução é derrotada pelas forças repressoras do governo e Olga e Prestes acabam sendo presos em celas separadas. Para se vingar de Prestes Vargas deporta a sua amada Olga para a Alemanha nazista, onde ela é presa e dá a luz a sua filha na prisão, mesmo depois de relutar no Brasil denunciando à imprensa a sua gravidez e reivindicando os seus direitos de grávida.
Quando não podia mais amamentar sua filha, chamada Anita Leocádia em homenagem a mãe de Prestes, esta é levada pelos nazistas e entregue à avó paterna sem o conhecimento de Olga.
Anita cresce sob os cuidados da avó sem nunca ter conhecido a mãe. Com a Lei de Anistia Prestes é solto, porém Olga é brutal e desumanamente morta com mais 200 pessoas numa câmara de gás no campo alemão de concentração Bernburg, no dia anterior havia escrito uma carta emocionante ao marido e à filha, a qual é lida tempos depois.
Anita formou-se em História e Química sendo atualmente uma professora universitária e historiadora germano-brasileira. Também é doutora em Filosofia e Economia


Autor: Marcondes Torres.

Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top