Resumo do filme A Queda: As Últimas Horas de Hitler

Fonte da imagem: Universo Pop


 Data de lançamento 6 de maio de 2005 
Duração: (2 h e 30 min)
Direção: Oliver Hirschbiegel
Elenco: Bruno Ganz, Juliane Köhler, Alexandra Maria Lara e outros
Gênero: Drama/Histórico
Nacionalidade: Alemanha


O filme “A Queda: As Últimas Horas de Hitler” é uma obra cinematográfica alemã  escrita por  Bernd Eichinger em 2004. O drama mostra o sofrimento do povo alemão e o abatimento e nervosismo de Adolf Hitler durante os dias em que o exército soviético invadia e bombardeava Berlim.
A história se passa em abril de 1945, já no final da Segunda Guerra Mundial, quando o exército alemão nazista é massacrado pelo Exército Vermelho russo. Hitler, sua esposa Eva, suas secretárias, incluindo Traudl Junge, seus oficias e familiares se escondem em um esconderijo subterrâneo, também conhecido como Führerbunker.
Durante os bombardeios, os filhos de Joseph Goebbels, oficial fiel de Hitler, e outras crianças alemãs cantam em coral nos corredores do subterfúgio, como se nada estivesse acontecendo, para acalmar os ânimos dos transeuntes e diminuir os barulhos causados pelas bombas em contato com o solo. Este episódio, assim como o de crianças participando como pequenos soldados nos campos de batalha e de artilharia, defendendo com unhas e dentes os ideais do nazismo, demostra o grau de alienação do povo alemão frente à dominação de Hitler, que o tornou uma massa de manobra executora dos seus desejos e seguidora fiel da sua ideologia megalomaníaca. Apesar dos alemães lhe demostrarem apreço, Hitler os abandonou ao final da guerra e os deixou padecer na medida em que evitou a rendição aos russos permitindo o sofrimento do povo alemão e a continuação das mortes de pessoas inocentes, como idosos, crianças e deficientes.
A trama ainda evidencia o comportamento paradoxal do Führer, afinal ao mesmo tempo em que tratava com carinho, gentileza e educação as suas secretárias e os filhos de Goebbels também demostrava momentos de raiva, desumanidade e indolência. Outra curiosidade mostrada no filme são suas preferências culinárias, o seu apreço pela arte e a forma amorosa como que tratava sua cadela de estimação.
Na linha de fogo muitos soldados morreram defendendo um partido e uma ideologia que defendeu e praticou tantas atrocidades contra a humanidade. Outros ficaram gravemente feridos e eram levados para as salas de urgência onde ficavam aglomerados sofrendo as últimas dores.  
Mesmo tudo indicando o contrário, Hitler acreditava cegamente que o seu exército iria expulsar os russos das fronteiras de Berlim. Quando não havia mais alternativas decide se suicidar juntamente com sua esposa Eva. Antes, porém, pede para um dos seus oficias queimarem-lhe seus corpos para não deixar vestígios aos soldados russos e estes não terem o prazer de lhes matarem. Os dois se suicidam em seu quarto com tiros na cabeça.
Goebbels e sua esposa dão uma bebida aos seus filhos para estes dormirem e depois os matam envenenados. Os dois também se suicidam a tiros.
A ideologia nazista estava tão enraizada na mente e nos corações de muitos alemães que estes lutaram até a morte a defendendo, e mesmo após a morte de Hitler muitos não se renderam e acabaram se suicidando ao invés de serem derrotados.
A secretária pessoal de Hitler, Junge, e Peter - uma das crianças que participou dos combates sendo até homenageada com uma medalha pelo próprio Hitler depois de destruir tanques inimigos -, foram um dos poucos que conseguiram fugir de Berlim a tempo antes da invasão soviética.
A película se encerra com um depoimento real de Junge afirmando que se arrependera de ter feito parte do nazismo e de ter apoiado Hitler, pois não soubera de todo o sofrimento que ele havia causado e das atrocidades cometidas pelo nazismo, o qual ceifou a vida de mais de 6 milhões de judeus e de milhares de Poloneses, Russos, ciganos, homossexuais e deficientes. 

Autor: Marcondes Torres.

Assistam o filme abaixo:


Por favor, compartilhe!

  • Share to Facebook
  • Share to Twitter
  • Share to Google+
  • Share to Stumble Upon
  • Share to Evernote
  • Share to Blogger
  • Share to Email
  • Share to Yahoo Messenger
  • More...

Nenhum comentário :

O que achou do blog? (Sugestões, Críticas, Opiniões e Elogios)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Minha Estante

Meu Livro!

Scroll to top